quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto: O Empresário na Universidade

Nesta quinta-feira (24/11) às 19h30min, no auditório da UEMS, será realizada a última edição do projeto “O Empresário na Universidade: A socialização de experiências entre empresários e o meio acadêmico”, coordenado pela Profa. Dra. Erlaine Binotto.
Nesta edição a discussão será centrada na Logística e o Agronegócio no MS. Os convidados são: proprietário da Brasil Logística e o gerente administrativo da Cosan (Grupo Raízen).
Este é um projeto de extensão que visa desenvolver maior interação entre empresários, docentes e discentes e a comunidade no que diz respeito à prática empresarial e o contexto acadêmico. A programação envolve três painéis com empresários de setores específicos, que estão sendo desenvolvidos durante o semestre, buscando trazer experiências empreendedoras, desafios e aprendizados.
Será fornecido certificado aos participantes.
 
Profa. Dra. Erlaine Binotto
Coordenadora PPGAgronegócios
FACE- UFGD

A SUPER UFGD - Plano 2011 - 2020

Reitor apresenta em Brasília proposta de expansão da UFGD para os próximos 10 anos

O professor doutor Damião Duque de Farias, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), apresentou na segunda-feira (21), em Brasília, o Programa de Expansão Acadêmica da UFGD para os próximos dez anos, que prevê ampliação da estrutura física e de pessoal da Universidade, com implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação.
 

A meta é ambiciosa e envolverá investimentos em obras e equipamentos da ordem de R$ 220 milhões ao longo dos dez anos de expansão prevista. Além da contratação de mais de 1.200 docentes e de 1.400 técnicos administrativos, para a implantação de 51 novos cursos e novas turmas de graduação presencial e a distância, mais 25 mestrados e 20 doutorados, caso a proposta seja aprovada em sua totalidade pelo MEC.
 
“Além do aumento quantitativo, a intenção é fazer da UFGD referência no ensino e prática da pesquisa, com os programas de pós-graduação, isso será o diferencial da nossa Universidade; a formação de quadros de alto nível para a produção de ciência e tecnologia na região da Grande Dourados e para o Mato Grosso do Sul, Brasil e países da América Latina”, disse o reitor.

“Dessa forma, a UFGD vai ampliar a oferta da educação superior pública em Mato Grosso do Sul, com qualidade, mantendo o seu compromisso com o desenvolvimento social, com a interiorização e com a inclusão. E, através da UFGD, haverá articulação entre a educação superior e a educação básica; do ensino de graduação e de pós-graduação e entre a inovação, mobilidade e internacionalização acadêmica”, finalizou o reitor.

fonte:http://www.ufgd.edu.br/noticias/reitor-apresenta-em-brasilia-expansao-da-ufgd-para-os-proximos-10-anos

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Domínio Público: Nossa Biblioteca Virtual











"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam
Presidente da Índia - 09/set/2003

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

FERNANDO HADDAD
Ministro de Estado da Educação 

Fonte:http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp