O Blog do Mestrado agradece o acesso de 1600 interessados em ler as diversas matérias indicadas ou produzidas por professores e alunos do Mestrado.
Esperamos em breve por novidades, considerando que a produção de artigos estão apenas começando, e que logo estaremos com fila de espera para publicação.
Obrigado a todos!!!!
terça-feira, 31 de maio de 2011
Nota da CAPES/CNPq sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
Portaria Conjunta CAPES-CNPq n° 01/2010
A CAPES e o CNPq informam que devido à interpretação errônea que algumas Instituições de Ensino Superior estão fazendo acerca da Portaria Conjunta CAPES/CNPq n° 01 de 15/07/2010, que trata de acúmulo de bolsas de mestrado e doutorado com vínculo empregatício, vínculo este adquirido pelo bolsista já no gozo da condição de aluno-bolsista da CAPES ou do CNPq, passam a fazer os seguintes esclarecimentos:
VIII International Agribusiness PAA-PENSA Conference
Colaboração do Professor Doutor Edson Talamini
Ocorre de 30/11 a 02/12/2011 a VIII Conferência Internacional do Agronegócio PPA-PENSA, a ser realizada na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Este ano, o tema central da Conferência será "As Múltiplas Agro Perfis: Como Equilibrar Economia, Ambiente e Sociedade".
Embrapa desenvolve cana resistente à seca
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou ter desenvolvido suas primeiras variedades transgênicas de cana-de-açúcar tolerantes à seca. As pesquisas começaram em 2008 e a entidade informou que as primeiras plantas selecionadas em laboratório passarão por um estágio de multiplicação in vitro nos próximos três meses para depois serem avaliadas em casa de vegetação, ou seja, cultivadas em vasos dentro de estufas.
Brasil seguirá ganhando com demanda chinesa
A economia da China pode estar em desaceleração, induzida pelo próprio governo, mas sua demanda por matérias-primas continuará em ascensão por muito tempo, o que manterá os preços dos produtos agrícolas sustentados, segundo participantes do seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2011 e 2012, promovido nesta quinta-feira, 26, em São Paulo.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
I Simpósio de Inovações Tecnológicas do Pescado - Dourados - MS
Alunos do Mestrado em Agronegócios participam do I Simpósio de Inovações Tecnológicas do Pescado na 47ª. Expoagro de Dourados
Realizado no dia 21 de maio de 2011, o I Simpósio teve a participação de mais de 200 pessoas, entre piscicultores, universitários, empresários e interessados na cadeia do pescado.
Considerado um marco para a estruturação da piscicultura nessa região, atuando principalmente pela qualificação e a demanda da mão de obra.
O coordenador do evento Fábio Castilho - Economista e Mestrando em Agronegócios, ressalta a importância dos acadêmicos em discutir e orientar os produtores rurais, aproximando as pesquisas acadêmicas, um compromisso de todos os universitários, do modo de pensar e agir que o produtor rural aplica em sua produção.
As apresentações dos professores e pesquisadores foram fundamentais para o sucesso do I Simpósio do Pescado, auxiliando nas pesquisas em andamento na Região da Grande Dourados, com a utilização das inovações tecnológicas, os equipamentos, a industrialização e comercialização, fortalecendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor.
Também foi apresentando o Modelo de Produção DouraMar, um novo módulo de utilidade para a criação de peixes, diferente da forma convencional, idealizado pelo piscicultor Domingos Marcante.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Palestra: Economia da felicidade e do bem-estar
Mestrado em Agronegócios e a Graduação em Administração/FACE convidam para a palestra:
"Economia da felicidade e do bem-estar: comparações teóricas e empíricas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento"
Palestrante: Thanawit Bunsit (Doutorando do Departamento de Economia, Universidade de Bath, Reino Unido e Professor do Departamento de Economia da Universidade Thaksin, Songkhla, Tailândia).
Palestra: Inovações Sustentáveis na Cadeia de Suprimento
Dia 30/05/2011 acontece em Dourados - MS a Palestra "Inovações Sustentáveis na Cadeia de Suprimento".
Ministrada peloProf. Dr. José Carlos Barbieri - FGV, será realizada no Auditório do Clube Niponico, às 19hs
Mais Informações:
Prof. Dr. Emanoel Marcos Lima
Universidade Federal da Grande Dourados
Fone: 67-3410-2059
Ministrada peloProf. Dr. José Carlos Barbieri - FGV, será realizada no Auditório do Clube Niponico, às 19hs
Mais Informações:
Prof. Dr. Emanoel Marcos Lima
Universidade Federal da Grande Dourados
Fone: 67-3410-2059
Seminário EndNote.web supera expectativas
A realização do I Seminário EndNote.web foi um sucesso. Com espaço para apenas 30 participantes, a lista de espera para que aconteça o II seminário já ultrapassou as expectativas do Prof. Dr. Edson Talamini, organizador do seminário.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Cadastramento de bolsistas com vínculo empregatício remunerado: entrevista com o Presidente da CAPES.
Capes torna sem efeito Ofício Circular nº 32/2011, enviado aos pró-reitores de pós-graduação no dia 2 de maio, que trata do cadastramento de bolsistas com vínculo empregatício remunerado. Mais esclarecimentos na entrevista com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães:
1. A Capes e o CNPq publicaram no dia 2 de maio uma nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício, relacionada à Portaria Conjunta CAPES-CNPq n° 01/2010. Qual o motivo desta nota, quase um ano após a publicação da portaria?
A portaria tinha e continua tendo a intenção de estimular o estudante a ter a possibilidade de ser contemplado, durante a pós-graduação, com um vínculo empregatício. Não queremos estimular mecanismos de risco para o que é o principal objetivo da pós-graduação: estimular jovens que estão cursando pós-graduação, sobretudo os provenientes da iniciação científica, a obter um desempenho que permita um vínculo empregatício. Com a portaria, o bolsista que se desenvolveu bem no mestrado ou no doutorado e tem a oportunidade de trabalhar numa empresa ou em uma instituição privada para dar aula, por exemplo, poderá fazer isso legalmente, diferentemente do que acontecia antes, quando trabalhavam sem carteira assinada e sem comunicar às agências. Mesmo assim, há que se considerar a questão do tempo de dedicação ao curso e ao emprego, o que só pode ser decidido pelo orientador do bolsista, endossada pelo coordenador de pós-graduação (CPG).
terça-feira, 17 de maio de 2011
Mercosul: Divergências ampliam investimentos chineses no Brasil
No Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o ministro do Comércio da China, Chen Deming, participam hoje de um encontro empresarial que terá como objetivo avaliar as oportunidades de ampliação de investimentos chineses no Brasil, além de incrementar a pauta de exportações brasileiras com produtos de maior valor agregado.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Projetos aprovados no 49º Congresso da SOBER
Segundo a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, foram aprovados 07 trabalhos envolvendo professores e alunos do Mestrado em Agronegócios, a serem apresentados no 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, que será realizado em Belo Horizonte - MG , entre os dias 24 a 27 de julho de 2011.
A coordenadora, Profa. Dra. Erlaine Binotto, parabeniza aos professores e alunos e salienta a importância da produção científica e o estímulo aos discentes quanto à produção e a participação em eventos desse porte.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Brasil barra crítica a etanol em relatório da ONU
O etanol ficou no centro de um debate científico sobre energias renováveis que terminou ontem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Foi na conclusão de um estudo do IPCC (o braço científico das Nações Unidas) sobre o potencial da energia eólica, solar, geotérmica, hídrica, dos oceanos e bioenergia para reduzir a emissão de gases-estufa e, assim, enfrentar a mudança do clima.
terça-feira, 10 de maio de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Legislação ambiental brasileira é uma das mais modernas do mundo
De acordo com advogado José Gustavo de Oliveira Franco, especialista em direito ambiental, a estrutura da legislação ambiental começou a ser implementada no país a partir de 1981 com a Politica Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938), que tem uma série de instrumentos para o planejamento, a gestão ambiental e a fiscalização.
Com o passar do tempo a legislação se consolidou. “Temos a criação de normas, como a própria Lei de Crimes Ambientais e o decreto que a regulamenta, que estabelece as infrações administrativas e permite um acompanhamento do poder público das questões ambientais e a garantia da qualidade do meio ambiente.”
Com o passar do tempo a legislação se consolidou. “Temos a criação de normas, como a própria Lei de Crimes Ambientais e o decreto que a regulamenta, que estabelece as infrações administrativas e permite um acompanhamento do poder público das questões ambientais e a garantia da qualidade do meio ambiente.”
MS desponta como a nova fronteira da cana no país, segundo a Biosul
Colaboração: Profa. Dra. Erlaine Binotto | |
Mato Grosso do Sul desponta como a nova fronteira para a cana-de-açúcar no Brasil, segundo a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul). Conforme a entidade, na safra 2011/2012, que começou oficialmente em abril, a produção local deve ter um crescimento de 22%, passando de 33,5 milhões de toneladas registrada no ciclo passado para 40,8 milhões. Colheita mecanizada de cana em usina de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/ETH Bioenergia) |
terça-feira, 3 de maio de 2011
Lei que autoriza a queima da cana gera protestos Dourados - MS
A iminente aprovação de uma lei que permitirá a volta da queima da palha da cana-de-açúcar, proibida desde 31 de dezembro do ano passado, coloca ativistas em alerta em Dourados. O projeto de lei de autoria do Poder Executivo já está na mesa do presidente da Câmara Idenor Machado (DEM) e deverá entrar na pauta da sessão ordinária em regime de urgência.
Politica Ambiental: Mais um compromisso da UFGD
A Universidade Federal da Grande Dourados, se coloca na vanguarda do tema dentre as Instituições de Ensino Superior brasileiras, assumindo o compromisso de discutir, elaborar e implementar uma Política Ambiental no âmbito da Universidade, envolvendo todos os setores da comunidade acadêmica.
14º Workshop de Plantas Medicinais de Mato Grosso do Sul - UFGD
08, 09 e 10 de junho de 2011
Realização: Cidade Universitária - Rodovia Dourados a Itahum Km 12 - Dourados - MS
Fone: (67) 3410-2426 / 2854
Realização: Cidade Universitária - Rodovia Dourados a Itahum Km 12 - Dourados - MS
Fone: (67) 3410-2426 / 2854
Assinar:
Postagens (Atom)