sexta-feira, 29 de abril de 2011

Campo Grande sedia o Congresso Internacional da Carne 2011

Situada no coração do Brasil, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, sediará nos dias 8 e 9 de junho de 2011 o Congresso Internacional da Carne, um dos mais importantes eventos sobre a cadeia do setor em âmbito mundial. Nessas datas, a cidade Morena será a capital mundial da carne. A cidade foi escolhida como sede do evento durante a assembleia geral do International Meat Secretariat (IMS), realizada no Congresso Mundial da Carne que aconteceu de 26 a 29 de setembro 2010 em Buenos Aires, na Argentina.

A pecuária de corte de Mato Grosso do Sul já é conhecida e reconhecida no País e no Mundo. Em 2009, o Estado contabilizava 19 milhões de cabeças de gado, com 21 mil ha de pastagem e 3,1 milhões de bovinos abatidos. Já o volume de carne bovina exportada teve um aumento de 29,5% em 2009 em relação ao ano anterior. Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmam que a receita obtida por MS com as vendas externas foi recorde histórico em 2009 ao atingir US$ 365 milhões. Entre os países que mais compraram carne bovina estão a Rússia, o Irã e Hong Kong.

Pesou favoravelmente à escolha de Campo Grande como sede do evento o reconhecimento à qualidade da carne produzida no Estado. Com o terceiro maior rebanho do País, formado por 22,5 milhões de cabeças, MS virou referência por meio de iniciativas como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que prevê a adaptação das propriedades de modo a garantir o bem-estar do rebanho.